Pages

segunda-feira, maio 15

"Pay as you go"

Ao ler a edição de 5 de Maio na revista Prémio, um artigo sobre as reformas que tanto se debatem fiquei esclarecida, ou talvez não. Senão vejamos :
" O sistema que rege o funcionamento da Segurança Social (SS) em Portugal, e na maioria dos países europeus, denomina-se de «pay as you go». Neste, as contribuições para a SS, efectuadas pelas pessoas no activo, servirão para pagar as pensões dos que presentemente se encontram reformados, e não para financiar a sua própria reforma. Este sistema funciona bem quando o rácio de activos por reformados é elevado (o que aconteceu com a geração do «baby boom»). Todavia, com o envelhecimento das populações europeias, o número de trabalhadores no activo tem vindo a diminuir e o dos aposentados a subir. O resultado é um problema de sustentabilidade da Segurança Social"
Então é preciso uma guerra para haver outra geração"baby boom" ? é preciso começar a procriar, e em quantidade ? é preciso trabalhar até mais tarde ? ou o problema não é tão simples assim ?

Sem comentários: